Realizar uma auditoria que agregue valor é um desafio, não é?
Veja 6 passos que vão aumentar as chances de você realizar uma auditoria que seja útil para empresa, fornecendo informações importantes sem comprometer a integridade da auditoria ou prestando consultoria.
1º
Concentre-se mais no processo e menos nos procedimentos.
Os procedimentos, instruções de trabalho, listas de verificação, etc, são necessários para a organização planejar e controlar seus processos, mas lembre-se que o foco da auditoria deve ser no desempenho do processo.
2º
Concentre-se mais nos resultados e menos nos registros.
Os registros são necessários para que a organização forneça evidencias de que seus processos geram os resultados planejados, mas o auditor também deve dar crédito a outras formas de evidência.
3º
Lembre-se dos 7 princípios da gestão da qualidade:
1) Foco no cliente;
2) Liderança;
3) Engajamento das pessoas;
4) Abordagem de processos;
5) Tomada de decisão baseada em evidencias;
6) Melhoria;
7) Gestão de relacionamentos.
4º
Use a abordagem Plan-Do-Check-Act.
Utilize a abordagem PDCA para avaliar a eficácia dos processos da organização: 1) O processo foi planejado? 2) Esta sendo executado de acordo com o plano? 3) Os resultados planejados estão sendo alcançados 4) As oportunidades de melhoria estão sendo identificadas e implementadas?
5º
Adote uma abordagem abrangente para a coleta de evidências.
Tenha visão sistêmica, adote uma abordagem abrangente para a coleta de evidências ao longo da auditoria ao invés de focar nas cláusulas individuais das normas.
6º
Utilize uma ferramenta que automatize os processos e reúne os dados.
Um software pode tornar o processo de auditoria da sua empresa mais lean, facilitando o planejamento, a execução e o registro da auditoria, eliminando o desperdício de tempo com a preparação de check-lists, anotações e digitação de relatórios.
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